23/10/2017

O Pintor Robert Duncan


Vamos divagar pelo campo através das pinturas de Robert Duncan, um artista que nasceu no Utah, EUA e começou a pintar aos 11 anos.



Em Menino, ele passava os verões na fazenda dos seus avós em Wyoming, tendo a sua avó lhe oferecido o seu primeiro conjunto de tintas a óleo.




Estudou na Universidade da Utah e trabalhou como artista comercial até poder dedicar-se a tempo integral à pintura.




Estabeleceu-se em Midway, Utah em 1976. O seu tema preferido sempre foi a vida no campo, os animais e a natureza que o cerca, então inspirou-se a pintar um quotidiano campestre, retratando paisagens e cenas onde a sua própria família serviu de modelo.




Os traços das pessoas pintadas pelo artista são sublimes e combinam com a harmonia de paisagens campestres oferecendo ao apreciador uma sensação de serenidade.



Em 1982, Robert Duncan foi eleito para a participação do Cowboy Artists of America e ganhou duas medalhas de prata na exposição anual do Phoenix Art Museum – um sonho que se tornou realidade.



É um amante da natureza que procura transparecer nas suas obras as virtudes de uma vida no campo, numa época em que cada vez menos pessoas pensam nisso.




Pinturas muito realistas que parecem um sonho de tão sóbrias, belas e inocentes.




Uma das propostas de seu trabalho é valorizar essa beleza natural que deve fazer parte da vida de todos, procurando registar esse conceito para as gerações futuras.




Em 1987, ele renunciou ao CAA para dedicar mais tempo à pintura das coisas mais próximas a ele – a sua família e o estilo de vida rural. A agricultura familiar está desaparecendo a um ritmo alarmante. O desenvolvimento e a expansão cobrem os campos férteis a cada minuto. Vive com a sua familia, na pequena cidade de Midway, em Utah do Norte.




“Eu cresci nos subúrbios, mas todas as chances que tinha, eu fugia para campos próximos para observar os pássaros ou brincar no riacho, e os verões que passei na fazenda do meu avô me ensinaram, realmente, o quanto todos nós precisamos da natureza nas nossas vidas. Mas a mudança está ao nosso redor.“




“A agricultura familiar está desaparecendo a um ritmo alarmante. O desenvolvimento e a expansão cobrem os campos férteis a cada minuto.“



“Quero que meus netos possam ter oportunidade de andar por um campo e ouvir uma cotovia. Nós não temos que viver numa fazenda, mas precisamos ver as vacas pastando ou apenas sabermos que há lugares selvagens sendo mantidos selvagens, o que torna a nossa vida melhor. "



"Os Meus quadros são um convite a pensar sobre as coisas que tocaram nossas vidas e espero que todos possam estar dispostos a fazer a sua parte para salvar essas coisas para as gerações futuras. “ (Robert Duncan)




Se pretender saber mais sobre este pintor visite o seu Site oficial: Robert Duncan Studios



As telas de Robert Duncan levam-nos pelo campo fora, percorrendo paisagens que nos transmitem serenidade, beleza e paz e quase que conseguimos sentir os aromas do campo e ouvir os pássaros nas árvores.

Fontes: http://www.robertduncanstudios.com/; http://robert-duncan-art.blogspot.com/; outros net



“A pintura é poesia sem palavras.” (Voltaire) 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo