26/08/2016

A maravilhosa arte de Jean-Pierre Augier


Pierre Augier é um escultor nascido no ano de 1941 em Saint-Antoine-de-Siga (Nice), que consegue transformar ferro em figuras de linhas harmoniosas que sugerem momentos de carinho, ternura pureza e magia.




Quando criança, não havia muitos recursos para comprar brinquedos, então recolhia sucatas e outras coisas que encontrava no trajeto para a escola. Com eles, ele montava os seus brinquedos.
Pierre Augier, tinha como diziam os seus colegas uns pais “amorosos”, O pai era agricultor, produtor, caçador e pescador e. Um homem sábio, prudente, e sensível às artes. Josephine Augier, sua mãe, assumiu o seu papel de esposa e mãe com dinamismo.




No ano de 1949 Jean-Pierre foi para a escola St. Clair School (distrito Levens), liderada pela professora, Miss Carpenter. Esse percusro para a escola era feito todos os dias a pé. A natureza que o rodeava fascinava-o (plantas e animais) e começou a criar objetos artísticos com o que encontrava (sementes, agulhas de pinheiro, argila).




Conclui o ensino primário em 1955 e estimulado por miss Carpenter, sua professora, percorre museus, mosteiros, igrejas e catedrais, passando a ter um contato mais direto com as artes plásticas.

Em 1956 sob orientação do escultor Marcel Maury passou a criar colares e pulseiras feitas de escamas de pinhas.




Durante o serviço militar na Argélia (1961-1963), esculpiu em madeira as figuras do deserto e criou peças de cerâmica inspiradas em gravuras rupestres. Interessava-se por antigas ferramentas abandonadas e aprendeu a soldá-las com o seu primo Roger Debacq, um mecânico em St. Blaise.




Começa a dar forma a essas peças de ferro transformando-as em personagens articulados, aos quais imprime segundo ele mesmo diz, as quatro “virtudes cardeais”: graça, movimento, sensibilidade e humor.




Em 1964 instalou o seu ateliê no estábulo da casa de seus pais e em 1965 - juntamente com Marcel Maury, realiza a sua primeira exposição de peças de madeira (aves, atletas, dançarinos, luzes e lâmpadas de rua ...) e de Anjos músicos em ferro.




Casa-se em 1967 com Marie-Helene Pavillet. O casal teve dois filhos, Laurence em 1968, e Emmanuel, em 1970.




A partir de 1970 passou a trabalhar só ferro. Um critico de arte da galeria de Mougins, Frederic Lusson, apresenta-o como um "mágico do ferro".




Simplificando formas e detalhes, este escultor francês de grande sensibilidade, parece dar vida e movimento às suas figuras e consegue transformar o ferro em figuras lindissímas, esculpidas com maestria.




Maternidade, fábulas, contos de fadas, mitologia e temas religiosos são os temas favoritos deste artista genial.




Já realizou exposições em Levens, várias outras regiões da França, e também em Paris, Nova York, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha e Suíça.




Em 2003 Jean-Pierre Augier foi nomeado cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

O seu trabalho expressa a felicidade, mas felicidade conquistada através da coragem, trabalho, talento e virtudes comuns. A sua obra nos convida a um olhar sereno sobre os homens, natureza ou objetos.




Poderá apreciar melhor a sua arte no seu site oficial : Site de Jean-Pierre Augier

Fontes e Fotos: http://www.jpaugier.fr/; http://www.amazoninterart.com/; email recebido; outros



"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência." (Aristóteles)

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo