27/02/2021

Estátuas Gigantes




As estátuas são esculturas construídas muitas vezes para comemorar um acontecimento histórico, ou a vida de uma pessoa considerada importante ou influente em determinada área. São peças de arte que fascinam pela sua imponência, pelo seu magnetismo, pelos detalhes arquitectónicos que encantam o olhar.

Hoje vamos conhecer algumas das maiores estátuas do mundo ( a altura apresentada é apenas da estátua, sem ter em conta a altura da base onde se encontra ).


Guan Yin Bodhisattva
Foto: www.chinatourguide.com


Spring Temple Buddha, China – 128 m
O Templo do Buda de Primavera, localiza-se em Lushan County, província de Henan, na China e é a estátua mais alta do mundo. Com os 25 metros de pedestal a sua altura total é de 153 metros. Foi concluída em 2002.


Foto: wikipedia_zgpdszz


Laykyun Setkyar, Myanmar – 116 m
É a segunda estátua mais alta do mundo com 116 metros. Localizada na vila Khatakan Taung de perto de Monywa em Myanmar, fica numa base de 13,5 metros. A imagem levou 10 anos para ser construída, tendo sido inaugurada em fevereiro de 2008. O complexo Laykyun Setkyar apresenta dois Budas enormes: um pé e um deitado.


Foto:nevworldwonders.com


The Ushiku Daibutsu, Japão – 110 m
Situada em Ushiku no Japão, foi concluída em 1993 e tem 110 metros de altura e mais 10 metros de base. A estátua pesa pouco mais de 4.000 toneladas e é banhada em bronze, representando o Buda Amitabha. Um elevador leva os visitantes até 85 m de altura onde existe um observatório. Ushiku Daibutsu foi Construída para comemorar o nascimento de Shrinran.


Foto: Flickr xlu29466


Guanyin Statue of Hainan, China – 108
A estátua de Guan Yin Bodhisattva localiza-se na costa sul da ilha da China província Hainan perto do Templo Nanshan de Sanya na China. Mede um total de 135 metros Demorou seis anos a ser construída e foi consagrada em 24 de abril de 2005, com a participação de 108 monges eminentes de vários grupos budistas em Taiwan, Hong Kong, Macau e China Continental, e dezenas de milhares de peregrinos.


Foto: Flickr xlu29466

Statue of Huang Di and Yan Di, China – 106 m
As esculturas representam os primeiros imperadores da China os Imperadores Yan e Huang. Localizam-se em Zhengzhou, capital da província de Henan, República Popular da China. A sua construção durou 20 anos e foi concluída em 2007.


Foto: wikipedia_partricksharep


Sendai Daikanon, Japão – 100 m
A estátua de Sendai Daikannon, situa-se em Sendai, no Japão e representa o budista japonês Bodhisattva Kannon. Um elevador leva os turistas até o topo da estátua.

Foto: wikipedia_Peter


Pedro,O Grande, Rússia – 96 m
Inaugurada em 1997, localiza-se em Moscovo e foi desenhada por Zurab Tsereteli, para comemorar os 300 anos da Marinha Russa.


Foto:Pessoal

The Great Buddha da Thailand - 92 m
O Grande Buda da Tailândia, também conhecido como o Grande Buda, Buda Phra Maha Nawamin, e Sakayamunee Mahaminh Visejchaicharn, é a mais alta estátua na Tailândia. Localizada no Wat Muang Monestary na provincia de Ang Thong. A construção começou em 1990 e foi concluída em 2008.

Foto:Wikipedia_Stephanie Richard


The Grand Buddha em Ling Shan, China – 88 m
O Grande Buda está localizado no sul da Montanha Longshan, perto Mashan, cidade de Wuxi, província de Jiangsu, República Popular da China. O grande Buda em Ling Shan pesa mais de 700 toneladas. Foi concluído no final de 1996.


Foto: www.giganticstatues.com


The Motherland Calls, Rússia – 85 m
Este monumento também designado de Mãe Pátria, ou Monumento Mamayev, é uma estátua em Mamayev Kurgan em Volgograd na Rússia, em comemoração da Batalha de Stalingrado. Motherland Calls foi projetada pelo escultor Yevgeny Vuchetich e o engenheiro estrutural Nikolai Nikitin. Pesa 7900 ton e foi inaugurada em 1967.


Foto: Panoramio_Mikhail Bayganovm


Leshan Giant Buddha, China – 71 m
O Leshan Giant Buddha foi construído durante a dinastia Tang (618-907AD). É esculpido num penhasco, que se situa na confluência dos rios Minjiang, Dadu e Qingyi na parte sul da província de Sichuan, na China, perto da cidade de Leshan. Um sofisticado sistema de drenagem foi incorporado nesta estátua quando foi construída. Até hoje, o sistema ainda está em funcionamento. Ele inclui tubos de drenagem que foram talhadas em vários locais do corpo, para levar a água, depois das chuvas, de modo a reduzir a resistência.


Foto:Wikipedia_Steiner


African Renaissance Monument, Senegal – 49m
O monumento do Renascimento Africano é uma estátua de bronze localizado no topo de uma das colinas gémeas conhecidas como Collines des Mamelles, fora de Dakar, no Senegal. Construído com vista para o Oceano Atlântico, no subúrbio Ouakam, a estátua foi desenhada pelo arquitecto senegalês Pierre Goudiaby. Foi construída para comemorar o cinquentenário de Senegal, tendo sido inaugurada formalmente em 4 de abril de 2010.

Foto: Wikipedia_Laurence Thielemans

Virgen de la Paz, Venezuela – 47m
O monumento à Virgen de la Paz situa-se no alto de uma colina da cidade de Trujillo na Venezuela. A estátua pesa aproximadamente 1.200 toneladas. Esta escultura foi inaugurada em 1983.


Foto:Wikipedia_Carlos Arevalo


A Estátua da Liberdade – 46 m
A Estátua da Liberdade é uma escultura localizada na ilha da Liberdade na entrada do Porto de Nova Iorque. O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. Foi Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi e contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, mesmo engenheiro da Torre Eiffel. Foi inaugurada em Outubro de 1886.

Foto: Pessoal


Estátua de Santa Rita de Cássia, Brasil – 42 m
Localizada na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte é a maior estátua de todo o continente americano e a maior imagem católica do planeta. A construção foi iniciada em novembro de 2007 e foi inaugurada em 26 de junho de 2010.


Foto: Panoramio_Dijair Lopes


Shiva of Murudeshwara– 37 m
A imponente estátua de Lord Shiva encontra-se na cidade de Murudeshwara na costa do Mar da Arábia, sendo visivel de grande distância. A estátua foi construída por Kashinath Shivamogga e vários outros escultores, tendo levado dois anos a sua construção.

Foto: Wikipedia_BeautifulEyes


Não podia de deixar de referir também duas estátuas que não estando entre as mais altas são igualmente belas e impressionantes.

Cristo Redentor, Rio de Janeiro – 30 m
O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Tem 39.5 metros de altura incluindo o pedestal com 9.5 metros. Situa-se no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Brasil.

Foto: fotos.fot.br


Estátua do Cristo Rei em Portugal – 28 m
Situa-se a uma altitude de 113 metros acima do nível do Tejo, sendo constituído por um pórtico projectado pelo arquitecto António Lino, com 75 metros de altura, encimado pela estátua do Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, com 28 metros de altura, obra do escultor português Francisco Franco de Sousa. O pedestal, incluindo o pórtico, eleva-se a 82 metros de altura.


Foto: Wikipedia_Bott


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://oddstuffmagazine.com/; http://www.skyscrapercity.com/; http://www.giganticstatues.com/; http://www.chinatourguide.com/; http://www.nevworldwonders.com/; http://fotos.fot.br/; Panoramio; Flickr; outros net

9 comentários:

  1. São impressionantes. Só conheço a do nosso Cristo Rei. E posso imaginar como as orientais são impressionantes. Estive uma vez no Bacalhôa Buddha Eden, no Bombarral e embora seja apenas uma pequena amostra, dá para imaginar esses colossos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Desconocía que hubiera tantas estatuas gigantes. buen reportaje, Maria.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  3. Que belo e interessante!
    Nunca estive perto de estátuas assim com grandes dimensões! São magníficas!
    Gostei muito do seu artigo, obrigada pela partilha!

    Beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. OI Maria, adorei viajar as estátuas de vários países. EU não sabia de existência dessa estátua de Santa Rita de Cássia aqui no Brasil.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  5. Niezwykła plejada posągów. Pozdrawiam :-).

    ResponderEliminar
  6. Olá minha querida amiga, Maria!
    Ontem no canal história fiquei fascinada com a história que cada estátua nos pode contar!
    Obrigada também por partilhar uma grande diversidade de estátuas!
    Fiquei fascinada com a de Santa Rita de Cássia!
    Um grande beijinho!
    Megy Maia☔💮☔

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Uma recolha de imagens e respetivas explicação muito interessante, gostei de conhecer todas estas estátuas, é sempre bom saber coisas novas, muito obrigada.

    Beijos

    ResponderEliminar

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo