domingo, dezembro 29, 2019

O Pintor Robert Finale




O pintor Robert Finale nasceu em Cuba tendo a sua família e ele ido viver para os EUA quando tinha apenas 2 anos de idade. A sua paixão pela arte começou muito cedo. Com 5 anos raramente era visto sem ter um lápis na mão e um bloco de notas onde desenhava tudo, desde cenas de filmes até possíveis destinos de férias para a família.




Há alguns anos atrás, a sua esposa, Susie, pretendia comprar um quadro com uma paisagem de inverno para a sua casa. Ela visitou várias galerias, viu muitos quadros, mas não conseguiu encontrar aquele que lhe tocasse realmente. Nessa altura, Robert trabalhava como eletricista e o casal tinha um orçamento financeiro um pouco limitado. Depois de testemunhar a frustração de Susie, Finale decidiu pintar uma paisagem de Natal para lhe oferecer.




Robert trabalhou no quadro durante 10 semanas e no Natal, ofereceu a Susie a sua pintura, intitulada "Home for Christmas". Ela ficou surpreendida com o seu talento e não compreendia onde ele tinha ido arranjar a confiança para criar uma pintura tão maravilhosa. Finale, um artista autodidata, disse-lhe que tinha encontrado a coragem através de Deus.




"Foi a sensação de que eu poderia fazer isso e realmente sabia que eu poderia pintar", explica Finale. "Eu acho que o talento sempre esteve lá, mas levou 37 anos para surgir. Foi um presente de Deus para me deixar saber que ele tinha um plano para mim. Deus me deu muita confiança."




Durante dois anos trabalhou cerca de 12 horas por dia como electricista e à noite, no aconchego da sua casa dedicava-se à pintura. Hoje, Robert dedica-se exclusivamente à sua arte, tendo alcançado um enorme sucesso.




De origens humildes as suas obras estão espalhadas por diversas galerias em todo o mundo, tendo no entanto a primeira tela um lugar especial na sua casa.




As suas pinturas transportam para um tempo e lugar de encanto particular. O seu estilo característico é uma mistura colorida de romance impressionista e beleza realista, principalmente em cenários históricos.




Robert adora explorar a complexa interação de luz e seus efeitos sobre a arquitetura e arredores.




Um ávido viajante, Robert Finale usa as suas fotografias, desenhos e memórias simplesmente como ponto de partida, uma inspiração na viagem para a criação de cada obra-prima.




Usando cores e texturas fortes, Finale desenvolveu o seu próprio vocabulário em pintura. Expressa essa linguagem muito particular por lugares e entidades conseguindo assim tocar o coração de quem examina a sua obra. "A emoção que uma pessoa sente ao examinar uma obra de arte é a beleza da comunicação."




Finale cria imagens detalhadas e tranquilas cheias de romance e de luz que transportam o espectador a um lugar familiar ou a tempo especial. "Grande parte das minhas peças são criadas a partir de imagens de lugares que viajamos ou momentos em que nós ou a nossa família passamos juntos", explica o artista.




Cada pintura é uma jornada de palavras não ditas e sussurra escondido de liberdade, alimentando as esperanças e sonhos que existem dentro de todos nós. Estes sentimentos revelam-se através de imagens de bonitas cidades, em ambientes românticos colocando o espectador no mundo dos sonhos do pensamento inconsciente.




Para Robert a arte é uma linguagem universal. Portanto, uma tela representa a janela para milhões de emoções diferentes que existiram e existem através de todos nós, dando ao espectador uma ferramenta poderosa e olhar para dentro de seu próprio mundo, para a compreensão da jornada da vida.




As pinturas de Robert Finale, capturam a beleza intrínseca da humanidade e da natureza. O trabalho final sobre a tela é emocionante e encantador, permitindo que o nosso espírito e a nossa alma divaguem e sejam transportados para um refúgio de paz e tranquilidade.




Visite o seu site e conheça mais sobre a obra deste incrível pintor: Robert Finale

Fontes e Fotos: http://robertfinaleeditions.com/; http://findarticles.com/; http://www.thekingsgallery.com/; http://www.flashcoo.com/paint/Robert_Finale_art_paintings/; http://www.wallcoo.net/; outros


"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência." (Aristóteles)

9 comentários:

  1. Me gusta para ilustraciones de cartas de navidad,
    Feliz cambio de año y que el 2020 esté lleno de buenas cosas.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria
    Lindas imagens. Feliz Ano Novo, que Deus abençoe sempre sua vida. Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  3. Feliz año 2020, que todos tus deseos se cumplan.
    Un saludo desde Salamanca.

    ResponderEliminar
  4. Che l'anno nuovo possa riempire la tua vita con felicità, gioia, prosperità e che possa realizzare tutti i tuoi sogni.
    Un augurio per te è quello di trovare sempre l'alba anche quando arriva l'imbrunire.
    Buon 2020!

    ResponderEliminar
  5. Aqui estarei amanhã.
    Vim voando deixar um carinhoso abraço
    Desejar um abençoado ano novo.
    Beijos.
    Saudades.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante, Maria.
    Bom inverno.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  7. Lindas imagens aqui. Parabéns por compartilhar. Desejo um ano inteirinho de felicidades pra vc. Bjs querida

    ResponderEliminar
  8. Que interessante Maria, obras maravilhosas de um artista que confesso nunca tinha ouvido falar.
    Obrigada pela partilha!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Biutiful ! Happy new year ! t. piritta finland

    ResponderEliminar

Topo