29/05/2015

ARTE nas fachadas das Casas na Bavaria




A arte nas fachadas das Casas – Bavaria



Hoje vamos divagar até à cidade de Oberammergau na Bavaria (Alemanha) para apreciar as lindíssimas pinturas nas fachadas das casas.





No centro histórico da cidade são muitas as casas que estão decoradas com "Lüftlmalerei" ou frescos, com contos da Baviera ou temas religiosos.





As pinturas das casas tiveram a sua origem a partir do século XVIII e pretendeu-se embelezar as fachadas simples.





Um dos primeiros artistas locais foi Franz Seraph Zwinck (1748-1792) que vivia na casa chamada Lüftl Zum.




Este artista também projetou uma das igrejas paroquiais locais e pintou a casa Pilatus, que é utilizada atualmente como galeria de arte com demonstrações de escultura em madeira.





No século XX, os temas religiosos foram estendidas para os contos de fadas e algumas das casas são pintadas com cenas de Little Red Riding Hood e Hansel e Gretel, usando o mesmo estilo tradicional.





Fontes e Fotos: www.heatheronhertravels.com/; email recebido; outros net.

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo