13/04/2015

Arte com garrafas de vidro em Wat Pa Maha Chedi Kaew



Foto: http://unlike.net/

O templo Wat Pa Maha Chedi Kaew na Tailândia, é um local especial, para além de ser um espaço de oração ele tem a particularidade de ser feito com garrafas de vidro, sendo assim também conhecido por “Wat Lan Kuad” que significa o “Templo dos Milhões de Garrafas”.



Foto: www.panoramio.com_Pizza 4 you

Este templo budista situa-se em Sisaket, a nordeste da Tailândia e começou a ser construído em 1984.


Foto: http://www.chilloutpoint.com

Mesmo não ingerindo álcool, os monges decidiram que podiam ajudar a comunidade local e o meio ambiente, reciclando garrafas de vidro usadas. 



Fotos: Net

Foram usadas mais de um milhão e meio de garrafas de cerveja recicladas.


Foto: http://www.labioguia.com

A cor verde é proveniente das garrafas de cerveja da marca Heineken, e as garrafas de cerveja tailandesa são a cor marrom. As paredes do templo são todas incrustadas de garrafas que são colocadas no cimento. As tampas das garrafas, são também utilizadas servindo para produzir os mosaicos com imagens de Buda que decoram as paredes do templo. Segundo os monges as garrafas não perdem a sua cor e oferecem uma iluminação perfeita.



Fotos: Net

Inicialmente as garrafas eram utilizadas apenas para decorar as habitações dos monges, com o passar do tempo, foram sendo utilizadas para a construção de outros edifícios.



Foto: www.taringa.net

O templo é dotado de uma estrutura completa toda feita de garrafas. Já foram feitos cerca de 20 edifícios, compreendendo o templo principal, um crematório, salas de oração, acomodações para os monges, lavabos para os turistas e vários pequenos edifícios. 


Foto: Net

A construção ainda não parou e os monges continuam a criar novos edificios aceitando e agradecendo a doação de garrafas.


Foto: www.taringa.net

Os monges de Sisaket lançaram uma ideia ecológica, preocupando-se com a reciclagem desencolveram uma arquitetura sustentável, um alerta e uma lição de sustentabilidade.



Fotos: Net

Um templo surpreendente pela imaginação e criatividade, pela beleza e dedicação, um espaço de meditação que para além de ser dirigido à oração, é dirigido a todos nós “falando”à nossa consciência da importância de proteger e preservar o meio ambiente em que vivemos.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.viajandoblog.com/; www.telegraph.co.uk; panoramio; thaholiday.com; http://www.world-insights.com/; http://unlike.net/; http://www.labioguia.com; www.taringa.net; outros net.

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar.

Foto: net

"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo