domingo, outubro 16, 2016

Arte com citrinos em Menton




Todos os anos realiza-se no final do Inverno em Menton na França, o grande Festival do Limão (La Fête du Citron).
A originalidade deste festival, reside na matéria prima utilizada, Limões e Laranjas. Milhares de citrinos são usados para construir diferentes mosaicos e esculturas muito criativas neste grande festival. Chegam a fazer-se esculturas com 145 toneladas de laranjas e limões.




A história deste festival remonta a 1929 altura em que Menton era o principal produtor de limões da Europa. Nesse ano o dono de um hotel teve a ideia de organizar uma exposição de flores e frutas cítricas nos jardins do hotel Riviera. O sucesso do evento foi tão grande, que no ano seguinte, o desfile fez-se nas ruas com carruagens de arbustos repletos de laranjas e limões e lindas jovens a acompanhar os carros.




O município desejando desenvolver o turismo, procurou dar a esta festa de carnaval um ênfase muito especial e criou a Festa do Limão em 1934. Dois anos mais tarde realiza-se a primeira exposição de flores e citrinos nos jardins de Biovès.

François Ferrié foi o encarregado de conceber os desenhos dos carros com laranjas e limões, bem como os motivos dos jardins. O sucesso desta festa confirmou-se ano após ano.




O festival de limões de Menton é hoje conhecido no mundo inteiro, atraindo todos os anos milhares de visitantes para apreciar e viver esta grande festa. Envolve muitos profissionais para a sua concepção e muitas toneladas de citrinos.




Nos jardins de Biovès, o desfile dos carros alegóricos, os corsos noturnos, os encantadores motivos concebidos com citrinos e flores, encantam os visitantes. Todos os anos o festival tem um tema diferente. Este ano o tema da 78ª edição da Festa do Limão, foram as “As grandes Civilizações”




A Festa do Limão é um evento único no mundo, mas paralelamente a este festival, é possível apreciar em Menton, diversos espectáculos , concertos, festival de orquídeas ou ainda visitar a feira de artesanato, onde se pode descobrir e apreciar os produtos regionais como geleias, licores, sabonetes, ou mesmo perfumes.




O desperdício de frutas com esta festa é pouco, pois as frutas não são danificadas na montagem das esculturas e depois do evento, todas essas frutas são transformadas em geleia, nas diversas fábricas artesanais da cidade. As geleias de Menton, são distribuídas e apreciadas em toda a França.
A Festa do Limão é um evento único no mundo que cativa quem a visita!




Fontes e Fotos: http://www.france.fr/; www.feteducitron.com; www.tourisme-menton; http://www.fete-du-citron.com/; http://www.cote.azur.fr/;

Sem comentários:

Publicar um comentário

Topo