25/02/2018

Água fresquinha do Poço ou da Fonte - PINTURAS



Outros tempos ... em que a água tinha uma dupla função. Para além da sua função essencial, o ir buscar água era sempre uma boa forma para dar "dois dedos" de conversa, descontrair e descansar um pouco das rotinas do dia ou até mesmo ir namorar.


Pintor: Henry-Ryland

Pintor: Henry-Ryland

Pintor: Henry-Ryland


Lembro-me de quando era criança e estava de férias em casa do meu avô Coelho (pai da minha mãe), que ficava num monte no Alentejo, ir com ele buscar água ao poço, para bebermos e para dar aos animais.
"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." (Thomas Fuller)


Pintor: Guillaume Seignac

Pintor: Guillaume Seignac

Pintor: Eduard Steinbruck Fanciulla

Pintor: Margaret Murray


Nessas férias passávamos também uma parte do tempo, na aldeia onde moravam os meus avós do lado do meu pai. Aqui, era rotina ir no início e ao fim do dia, buscar água à fonte da aldeia. Tínhamos enfusas de barro que serviam para transportar a água e para a manter depois bem fresquinha em casa.


Pintor:Dominique Louis Papety

Como eu adorava ir á água, era um momento especial do dia....

"A água é o princípio de todas as coisas." (Tales de Mileto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo