14/01/2019

O Pintor Jacek Yerka


Jacek Yerka


O fantástico universo de Jacek Yerka


Jacek Yerka ( 1952) é um pintor surrealista nascido na cidade de Thorn (famosa por ser a cidade de Nicolau Copérnico), pequeno porto da Polónia no rio Vístula.


Jacek Yerka

Jacek Yerka



Proveniente de uma família de artistas, esteve pois desde a sua infância, intimamente ligado a materiais que cativaram a sua atenção para o desenho e pintura, porém só a partir de 1980 é que começou a trabalhar a tempo inteiro.


Jacek Yerka

Jacek Yerka


Através das suas pinturas ele conduz-nos completamente por mundos, florestas, cidades marinhas ou celestiais cheias de cor e luz. 


Jacek Yerka


Mundos de sonho, de admiração e de mistério a que só se chega no imaginário das crianças.


Jacek Yerka

Jacek Yerka

Jacek Yerka


Yerka combina as cores como um mágico, pintando paisagens e lugares dos seus tempos de criança.


Jacek Yerka

Jacek Yerka

Jacek Yerka


Seres fantásticos fazem parte do seu imaginário...


Jacek Yerka


As pinturas terminadas com um extremo cuidado (acrílico sobre tela) estão cheias das imagens da infância do artista, influenciadas fortemente pelos arredores de sua casa e da cozinha de sua avó, onde passou muito de seu tempo quando era novo.


Jacek Yerka

Jacek Yerka

Jacek Yerka


As pinturas de Jacek Yerka, levam-nos para um mundo incrível e irreal.


Jacek Yerka

Jacek Yerka


Fontes e Fotos: Wikipedia; www.yerkaland.com; outros net.


Jacek Yerka


"A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu carácter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado." Theodor Adorno 

5 comentários:

  1. aravillada ante la capacidad creativa es como la fantasía en actividad tiene el poder de una gran realidad porque transformados los ambientes y los lugares no dejan de ser a la que que totalmente nuevos en el punto de vista, son objetos reconocibles porque la diferencia erstá en la composición y en la forma de verlo. Me ha entusiasmado la obra de este artista. Gracias por compartirla. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  2. Ha conseguido atraparme porque cuantos más veces vuelvo a mirar las obras, mayor es mi admiración.

    ResponderEliminar

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo