O fantástico universo de Jacek Yerka
Jacek Yerka ( 1952) é um pintor surrealista nascido na cidade de Thorn (famosa por ser a cidade de Nicolau Copérnico), pequeno porto da Polónia no rio Vístula.
Proveniente de uma família de artistas, esteve pois desde a sua infância, intimamente ligado a materiais que cativaram a sua atenção para o desenho e pintura, porém só a partir de 1980 é que começou a trabalhar a tempo inteiro.
Através das suas pinturas ele conduz-nos completamente por mundos, florestas, cidades marinhas ou celestiais cheias de cor e luz.
Mundos de sonho, de admiração e de mistério a que só se chega no imaginário das crianças.
Yerka combina as cores como um mágico, pintando paisagens e lugares dos seus tempos de criança.
Seres fantásticos fazem parte do seu imaginário...
As pinturas terminadas com um extremo cuidado (acrílico sobre tela) estão cheias das imagens da infância do artista, influenciadas fortemente pelos arredores de sua casa e da cozinha de sua avó, onde passou muito de seu tempo quando era novo.
As pinturas de Jacek Yerka, levam-nos para um mundo incrível e irreal.
Fontes e Fotos: Wikipedia; www.yerkaland.com; outros net.
"A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu carácter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado." Theodor Adorno
"A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu carácter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado." Theodor Adorno
Preciosas fantasías !!
ResponderEliminarBesos.
such amazing painting... thank you for sharing
ResponderEliminarQue pinturas maravilhosas, fiquei encantada!
ResponderEliminarBjs
aravillada ante la capacidad creativa es como la fantasía en actividad tiene el poder de una gran realidad porque transformados los ambientes y los lugares no dejan de ser a la que que totalmente nuevos en el punto de vista, son objetos reconocibles porque la diferencia erstá en la composición y en la forma de verlo. Me ha entusiasmado la obra de este artista. Gracias por compartirla. Un abrazo.
ResponderEliminarHa conseguido atraparme porque cuantos más veces vuelvo a mirar las obras, mayor es mi admiración.
ResponderEliminar