24/03/2015

Escultura em Neve e Gelo





O Festival Internacional de Escultura em Neve e gelo realiza-se em Harbin desde 1963.


Foto: Net


Harbin no nordeste da China, é a capital da província de Heilongjiang e encontra-se sob a influência do vento frio de inverno da Sibéria.


Foto: Net

É conhecida e chamada a “Cidade do Gelo”, devido ao seu longo e frio inverno, em que as temperaturas podem descer até -30°C.


Foto: HARBIN PHOTO_ REUTERS Sheng Li


No inicio de cada ano (janeiro) Harbin, é a anfitriã duma festa de arte em Gelo e Neve, que atraí visitantes do país e turistas de outras partes do mundo.




A realização de esculturas de neve e gelo tem a sua origem já nos tempos de Manchu, mas a primeira exposição foi realizada pela primeira vez em 1963 e o festival anual começou em 1985.
Vêm equipas de todas as partes de mundo, desde Rússia, Japão, Estados Unidos, Canadá, França ou África do Sul.


Foto: Net

O principal motivo do evento é promover a arte, no caso do festival de neve, e mostrar a beleza da arquitetura no festival de gelo.

São construídas cidades de gelo, palácios de contos de fada, pagodes orientais, labirinto de gelo, bar de gelo, e até mesmo um hotel de gelo. …


Foto: Net

Luzes de neon coloridas brilham por todo o espaço do festival, e à entrada enormes blocos de gelo, formando estruturas de mais de 30 metros dão as boas vindas aos visitantes.


Foto: Trekearth_neilharris


Todo o gelo do parque é proveniente do rio SongHua Jiang, um afluente do rio Amoer na Rússia. São necessárias enormes serras para cortar o gelo, que pode ter metros de espessura.




Harbin Ice and Snow World oferece também uma vasta proposta de formas de lazer e diversão.


Foto: Net

Os visitantes fãs de desportos de neve, podem participar em atividades no gelo como fazer escalada em paredes feitas de gelo, patinagem, ski, golfe no gelo, atirar flechas de gelo, ou apenas descontrair deslizando no gelo.




Durante o festival, ao anoitecer há apresentações especiais, shows temáticos de música, acrobacias e danças sobre o gelo.


Foto: Net

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.travelchinaguide.com/; http://news.everychina.com/; http://michelechristine.wordpress.com/; http://www.watershed.com.br/; http://news.everychina.com; email's recebidos, outros net

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar.

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Arte no Gelo e na Neve em Harbin



Sem comentários:

Enviar um comentário

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo