24/10/2018

A arte do amigo Andrade


Hoje vamos divagar pela arte do amigo José Neves Andrade, um artesão de Torres Vedras, Lisboa, que nos apresenta obras cheias de cor, com motivos lindos e originais, peças de grande beleza e qualidade.




Ele executa trabalhos encantadores em azulejaria, cerâmica, pintura e grés.




No seu blog “Andradarte”, para além de nos mostrar a sua arte, explica muitas vezes as técnicas que utilizou.




Autodidacta desde 1997, altura da sua reforma e o início na prática de Azulejaria.

A sua primeira exposição foi no Hotel Village de Cascais, mais tarde na "Expodecor" (Estoril), e na VII, VIII, e IX Exposição de Artes Plásticas e Decorativas no Hotel Penta.




Realizou uma exposição em 1999 que durou um mês, no Museu Municipal de Mafra, a convite da referida Câmara, com várias referências em jornais e revistas.




Frequentou o CENCAL(Centro de Formação Profissional p/ a Indústria Cerâmica), o que lhe permitiu transformar o "Hobby" numa paixão pela cerâmica Decorativa.

Ao mesmo tempo participava em Feiras de Artesanato, de salientar principalmente as Festas anuais de Elvas e com mais frequência as exposições no Turismo da Ericeira.




Como as Feiras de artesanato se tornavam muito cansativas, na medida em que o material era pesado e era apenas ele a montar e desmontar os stands, acabou por desistir e hoje trabalha por prazer.

Vai fazendo pequenas exposições e só vende a clientes antigos que o visitam, como aconteceu à dois anos com uns clientes italianos da Ericeira que lhe fizeram uma encomenda, que o manteve ocupado durante algum tempo.




Participou na exposição dedicada a presépios, realizada entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011, na Galeria Orlando Morais, localizada no Posto de Turismo da Ericeira.




Gosta de estar ocupado, fazer o que lhe agrada no momento que pode ser em azulejo, cerâmica, acrilico, etc. Actualmente frequente a da AUTITV (Associação p/ Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras) e está a trabalhar para ofertas que serão atribuídas aos conferentes e visitantes desta associação, dando-lhe uma enorme satisfação o saber que os seus trabalhos irão espalhar-se por outras paragens.


“Gosto de criar.....e isso não há dinheiro que pague.” José Andrade




Um artesão incrível, os seus trabalhos encantam pela sua beleza e criatividade mostrando toda a sensibilidade e técnica deste talentoso artista.




"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência." (Aristóteles)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo