quarta-feira, outubro 24, 2018

A arte do amigo Andrade


Hoje vamos divagar pela arte do amigo José Neves Andrade, um artesão de Torres Vedras, Lisboa, que nos apresenta obras cheias de cor, com motivos lindos e originais, peças de grande beleza e qualidade.




Ele executa trabalhos encantadores em azulejaria, cerâmica, pintura e grés.




No seu blog “Andradarte”, para além de nos mostrar a sua arte, explica muitas vezes as técnicas que utilizou.




Autodidacta desde 1997, altura da sua reforma e o início na prática de Azulejaria.

A sua primeira exposição foi no Hotel Village de Cascais, mais tarde na "Expodecor" (Estoril), e na VII, VIII, e IX Exposição de Artes Plásticas e Decorativas no Hotel Penta.




Realizou uma exposição em 1999 que durou um mês, no Museu Municipal de Mafra, a convite da referida Câmara, com várias referências em jornais e revistas.




Frequentou o CENCAL(Centro de Formação Profissional p/ a Indústria Cerâmica), o que lhe permitiu transformar o "Hobby" numa paixão pela cerâmica Decorativa.

Ao mesmo tempo participava em Feiras de Artesanato, de salientar principalmente as Festas anuais de Elvas e com mais frequência as exposições no Turismo da Ericeira.




Como as Feiras de artesanato se tornavam muito cansativas, na medida em que o material era pesado e era apenas ele a montar e desmontar os stands, acabou por desistir e hoje trabalha por prazer.

Vai fazendo pequenas exposições e só vende a clientes antigos que o visitam, como aconteceu à dois anos com uns clientes italianos da Ericeira que lhe fizeram uma encomenda, que o manteve ocupado durante algum tempo.




Participou na exposição dedicada a presépios, realizada entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011, na Galeria Orlando Morais, localizada no Posto de Turismo da Ericeira.




Gosta de estar ocupado, fazer o que lhe agrada no momento que pode ser em azulejo, cerâmica, acrilico, etc. Actualmente frequente a da AUTITV (Associação p/ Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras) e está a trabalhar para ofertas que serão atribuídas aos conferentes e visitantes desta associação, dando-lhe uma enorme satisfação o saber que os seus trabalhos irão espalhar-se por outras paragens.


“Gosto de criar.....e isso não há dinheiro que pague.” José Andrade




Um artesão incrível, os seus trabalhos encantam pela sua beleza e criatividade mostrando toda a sensibilidade e técnica deste talentoso artista.




"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência." (Aristóteles)
 
 

Sem comentários:

Publicar um comentário

Topo