17/12/2016

A Arte de trabalhar as Casca de Ovo


A arte de esculpir ovos requer muita firmeza nas mãos, paciência e muita criatividade para transformar os ovos, inteiros ou em partes em verdadeiras esculturas, lindíssimas obras de arte.


As esculturas em cascas de ovos são feitas com um aparelho chamado Turbo Carver que usa brocas tão finas como as que os dentistas usam e que gira a uma incrível rotação.


São verdadeiras obras de arte, pois, além de precisar de muita técnica e habilidade cirúrgica para esculpir as cascas, precisa-se de muita noção para criar os efeitos concretos e desejados nos ovos.


O artista faz inúmeros furos que formam rendas, flores, dragões, grafismos, padrões e figuras de tamanho milimétrico. A arte requer paciência, pois as cascas são extremamente frágeis e podem-se quebrar no meio do trabalho. Uma casca pode levar dias, ou mesmo meses de trabalho para ser feita.


Vários artistas já abordaram a arte da escultura em casca de ovos das mais variadas maneiras. Cada artista expressa a sua criatividade e tem o seu estilo muito pessoal.

Alguns artistas na arte de esculpir ovos:

■ Franc Grom , Eslovenia

Dependendo da arte criada, Grom chega a passar meses e meses num único ovo, fazendo entre 2.500 a 3.500 furos em cada um. A sua arte é inspirada por intrincados desenhos tradicionais da Eslovénia.


■ Brian Baity de west valley city , Estados Unidos


Site: http://brianbaity.com/


  ■ Escultora francesa Christel Assante


Site:  http://www.art-et-artisanat-du-monde.com/anglais/galerie/Oeufs_Assante.html



■ Gary LeMaster de Nova Zelândia

site: http://theeggshellsculptor.com/GooseEggs.html


■ Dr. Lew Jensen, Estados Unidos, é  mais conhecido como médico “Hobby”. É formado em odontologia e exerceu a profissão durante 15 anos, porém há já alguns anos, resolveu desistir de exercer essa profissão e dedicar-se totalmente à arte de esculpir ovos.


Site: http://lewjensenstudio.com/



■ Carlos Neves de Viana do Castelo – Ao procurar na net mais informações sobre este tema, encontrei o blogue do Carlos, um artista português (o que me deixou muito contente) que domina de forma extraordinária esta arte. Os seus trabalhos são fantásticos, autênticas peças de arte, visitem o seu blog.


Site: http://ovoseven.blogspot.com/ 


Não conhecia esta arte, até me enviarem um email com algumas fotografias que me deixaram encantada e por isso decidi procurar um pouco mais na net, sobre estas esculturas fascinantes feitas em cascas de ovo.

Christel Assante

São obras lindas em que a criatividade, perseverança e paciência, são uma constante. Trabalhos incríveis em fragilidade e beleza.

A criatividade realmente não têm limites!

Carlos Neves

"Toda a obra de arte é uma personalidade. O artista vive nela, depois dela ter vivido longo tempo dentro dele." (Vargas Vila)

1 comentário:

  1. Olá Maria,

    Vim retribuir a sua visita.
    Tive de selecionar um blogue. Selecionei este pois achei que seria aquele com que me identificaria melhor e acertei. Explorei um pouco e encontrei o marcador "outras artes". Os meus olhos caíram logo aqui.
    Já conhecia esta arte. E sempre que vejo algum trabalho fico fascinada!
    Não conhecia o Carlos Neves.

    Voltarei aqui mais vezes para explorar melhor este seu cantinho.
    Gostei muito do layout!

    Fique bem!
    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo