14/12/2016

Festival de cebolas em Berna


A arte pode estar presente em tudo, basta apenas imaginação.




Todos os anos na 4ª segunda-feira do mês de novembro, comemora-se a festa da cebola em Berna a capital da Suíça.





O "Zibelemärit" (Mercado Cebola) é um festival popular, uma tradição que se diz ter origem no século XV.






O centro de Berna, modifica-se com centenas de barracas alinhadas oferecendo quase exclusivamente cebolas. As ruas ficam apinhadas de pessoas, a alegria é uma constante, as crianças com martelinhos de plástico vão tocando na cabeça de todos os que passam por perto, fazendo também uma “guerra” com papelinhos coloridos.





Os agricultores da zona envolvente trazem mais de 50 toneladas de cebolas, artisticamente tecidas em tranças ou coroas, bem como, outras frutas legumes e nozes.








Bancas coloridas oferecem potes de cerâmica, guloseimas e artigos tradicionais, mas a constante são as tranças de cebolas, coroas de cebolas, bonecas de cebolas, tortas de cebolas, enfim é notável a imaginação dos horticultores participantes.





A origem desta festa tem diferentes versões. Mas segundo uma antiga lenda em 1405, um incêndio terá destruido quase dois terços da cidade de Berna, tendo os habitantes da cidade vizinha, Friburgo, oferecido a sua ajuda. Como agradecimento, as autoridades de Berna abriram gratuitamente o mercado da cidade aos agricultores de Friburgo, uma vez por ano. Como os agricultores vendiam quase exclusivamente cebolas, passou-se a chamar a essa feira de “Feira da Cebola” ou Zibelimärit.






Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.swissinfo.ch/; email com Fotos de Ana Belén Sánchez; http://switzerland.isyours.com/; http://www.bern.com/en/; outros net

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.




A Arte em cebola, um Festival onde ela é a rainha da festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe

Obrigado pela sua visita.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Topo