quarta-feira, dezembro 28, 2016

ALGARVE - ARTE em areia - FIESA (2012)


Meus amigos hoje vamos fazer mais uma VIAGEM virtual !!!




Pensei onde os poderia levar comigo, talvez ao México...




ou até ao longínquo Oriente ....




Mas não, desta vez vamos apreciar um local incrível, vamos até ao Algarve, ao FIESA – Festival Internacional de Esculturas na Areia .




Em tempo de praia, construir um castelo na areia é uma forma das crianças se divertirem. Esta brincadeira torna-se, por vezes, uma paixão, ou uma especialidade dentro do desporto de construções na areia.






A ideia nasceu em Portugal em 2003, sendo o seu criador e director artístico o escultor turco Alper Alagoz, que fundou a empresa Prosandart.
Trabalha esta arte em areia desde 1993 e participou em numerosos festivais e concursos de escultura em areia por todo o mundo.

O evento que se realiza num recinto entre Armação de Pêra e Algoz, no conselho de Silves, é o único do género na Península Ibérica.

É considerado o maior festival de escultura em areia do mundo, pelo tamanho das suas esculturas, que chegam a atingir os doze metros de altura, e pela área por elas ocupada.
Anualmente, escultores de todas as partes do mundo reúnem-se para criar fantásticas esculturas em areia.
São utilizadas cerca de trinta e cinco mil toneladas de areia, numa área de quinze mil metros quadrados.
Todos os anos há um tema diferente, este ano o evento tem como temática: «Ídolos».
Uma homenagem a várias personagens conhecidas e admiradas na sociedade. Esculpidos em areia encontram-se ícones do desporto, do cinema, da música, da moda, da política e da religião.
Numa abordagem histórica e geográfica, a exposição inclui desde deuses e crenças da Antiguidade aos Beatles, a Michael Jackson, Steve Jobs, Marlyin Monroe ou ao Eusébio, entre muitos outros ídolos e pessoas idolatradas pelas multidões ao longo dos tempos.
Pode ser visitado de dia ou de noite, quando as esculturas são iluminadas por jogos de luzes.
Tem agradáveis espaços de lazer.



"Um artista é um sonhador que consente em sonhar o mundo real." (George Santayana) 

Sem comentários:

Publicar um comentário

Topo