O meu filho Pedro fez-me um pedido especial, ele gostava que eu fizesse um post sobre os ovos faberge.
Tinha visto umas fotografias e queria conhecer mais sobre estas extraordinárias peças de arte, pois achou-as muito bonitas.
Estes ovos são realmente magnificos, quer sejam os originais Fabergé
quer as atuais peças que continuam a ser, verdadeiras obras de arte da
joalharia.
Hoje vamos conhecer um pouco da história dos “Ovos Fabergé”.
Os ovos de Fabergé, foram confeccionados pela Casa de Fabergé por Peter
Karl Fabergé e pelos seus assistentes entre 1885-1917, para os czares da
Rússia.
1903 - Flores Primaveris ( Spring flowers)
Podiam ser feitos de prata, ouro e cobre ou de pedras encontradas na região, como o quartzo, jade e lápis-lázuli. Eram cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, de metais e pedras preciosas. No século XIX, poucas cores eram utilizadas e a esmaltação translúcida era uma técnica muito valorizada. Fabergé conseguiu criar mais 140 tonalidades.
Os ovos escondiam surpresas em miniaturas e tornaram-se um símbolo de luxo, sendo considerados obras-primas da arte da joalharia.
1903 - Flores Primaveris ( Spring flowers)
Podiam ser feitos de prata, ouro e cobre ou de pedras encontradas na região, como o quartzo, jade e lápis-lázuli. Eram cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, de metais e pedras preciosas. No século XIX, poucas cores eram utilizadas e a esmaltação translúcida era uma técnica muito valorizada. Fabergé conseguiu criar mais 140 tonalidades.
1902 Kelch Rocaille
Os ovos escondiam surpresas em miniaturas e tornaram-se um símbolo de luxo, sendo considerados obras-primas da arte da joalharia.
1886
- Galinha
com pendente de safira (Hen with Sapphire Pendant)
Os ovos mais famosos produzidos pela Casa Fabergé foram os ovos
“Imperial”, feitos para Alexandre III e Nicolau II da Rússia. A maioria
dos ovos eram em miniatura, para oferecer de presente na altura da
Páscoa.
1887
Relógio
da serpente azul (Blue Serpent Clock)
O joalheiro Peter Karl Fabergé (1846-1920) nasceu em São Petersburgo. O
seu pai era joalheiro, e após os seus estudos, Karl Fabergé desloca-se
para Frankfurt, onde trabalhou como aprendiz do joalheiro Friedmann.
1891
Memória
de Azov (Memory of Azov)
Entre 1861 e 1865 Karl Fabergé estudou e treinou para ourives, tendo
viajado pela Europa visitando museus em Londres, Paris, Florença e
Dresden.
1893
Cáucaso (Caucasus)
1894
Renascimento (Renaissance)
Fabergé ficou fascinado por diferentes estilos artísticos, novos e
antigos, combinando mais tarde nas suas criações esses estilos com
elementos do Oriente e do Ocidente.
1895
Botão de rosa (Rosebud)
1895
Doze Monogramas (Twelve Monograms)
Em 1865 regressa para São Petersburgo e em 1870, com 24 anos, herdou o
negócio de joias que seu pai tinha estabelecido em 1842. Casa em 1872
com Augusta Julia Jakobs nascendo do seu casamento três filhos, Evgeny
(1874), Agathon ( 1876) e Aleksandr (1877).
1896
Miniaturas
giratórias (Revolving Miniatures)
1897 Coroação (Imperial Coronation)
A sua excepcional habilidade, imaginação e criatividade estavam
presentes logo na criação das suas primeiras obras o que chamou a
atenção da nobreza local.
1898
Lirios do Vale (Lilies of the Valley)
Em 1882, Fabergé ganha uma medalha de ouro na Exposição Pan-russo e atrai a atenção do Czar Alexandre III.
1899
Relógio bouquet (Bouquet of Lilies Clock)
1899
Amores Perfeitos (Pansy)
O primeiro ovo Fabergé foi criado para o czar Alexandre III, que decidiu
dar a sua esposa, a Imperatriz Maria Feodorovna, um Ovo de Páscoa em
1885, possivelmente para comemorar o 20 º aniversário de seu noivado.
Acredita-se que a inspiração do czar para a peça era um ovo de
propriedade da tia da Imperatriz, a princesa Wilhelmine Marie da
Dinamarca, que cativou a imaginação de Maria na sua infância. Conhecido
como o ovo de galinha, foi trabalhado em ouro e esmalte branco opaco,
abria-se para revelar a sua primeira surpresa, uma gema de ouro dentro
da qual existia por sua vez uma galinha de ouro multi-colorido que
também se abria, contendo uma réplica de diamante da Coroa Imperial e um
pequeno pingente de rubi. Infelizmente, estas duas últimas surpresas
perderam-se.
1885
Galinha (Hen)
A Imperatriz Maria ficou tão encantado com este presente que Alexandre
nomeou Fabergé "ourives por nomeação especial para a Coroa Imperial - o
fornecedor da corte', tendo o Imperador encomendado um ovo por ano, sob
a determinação de que este fosse único e contivesse uma surpresa.
1899 Twelve Panel Egg
1900
Galinho (Cockerel)
A Páscoa era uma altura importante na Rússia czarista. As pessoas
cumprimentavam-se dizendo "Cristo ressuscitou", recebendo em resposta
"Verdadeiramente, Ele ressuscitou", e todas as pessoas davam e recebiam
presentes. Os ovos de Páscoa ficaram como o símbolo milenar de
"Ressurreição", "Vida Nova" e "esperança".
1901 Palácio
Gatchina (Gatchina Palace)
1901
Cesto de Flores Silvestres (Basket of Wild Flowers)
Depois deste primeiro ovo, foi dado (aparentemente) a Peter Carl
Fabergé, total liberdade para a criação dos futuros Ovos Imperiais de
Páscoa , os seus desenhos tornam-se cada vez mais elaborados.
1902
Folhas de trevo (Clover Leaf)
Este foi o começo de uma tradição que continuou até â Revolução de Outubro de 1917.
1903
Pedro, o Grande (Peter the Great)
1903
Jubileo Dinamarquês (Royal Danish)
De acordo com a tradição da família Fabergé, nem mesmo o czar sabia que forma tomariam os ovos.
1906
Kremlin
de Moscovo (Moscow Kremlin)
Após a morte de Alexandre III em 01 de novembro de 1894, o seu filho
apresentou um ovo de Fabergé para a esposa, a imperatriz Alexandra
Feodorovna, e à sua mãe, a Imperatriz Maria Feodorovna.
1907
Grinaldas
de rosas (Cradle with Garlands)
Foram produzidos para os czares Alexandre III e Nicolau II Cinquenta ovos imperiais.
1908
Pavão (Peacock)
1908
Palácio de alexandre (Aleksandr Palace)
Assim que um tema era escolhido, uma equipa de artesãos entre os quais
Michael Perkhin, Henrik Wigström e Erik August Kollin, começava a
trabalhar no projeto. Os ovos imperiais usufruíram de tal fama que
Fabergé chegou a fabricar vários, para clientes privados.
1910
Colunas (Colonnade)
Com um catálogo de sucessos atrás dele, esteve presente na "Exposition
Universelle" em Paris em 1900, onde foi aclamado pelos ourives de
França. Foi premiado com uma medalha de ouro e a cruz da Legião de
Honra.
1911
Loureiro (Bay Tree)
Nenhum ovo foi feito entre 1904 e 1905 devido à da Guerra Russo-Japonesa.
1912 Napoleónico (Napoleonic)
1913
Tricentenário
Romanov (Romanov Tercentenary)
Depois da revolução russa de 1917, Fabergé foi forçado a fechar a sua
oficina e a fugir da Rússia. Estabeleceu-se na Suíça, tendo falecido em
1920, em Lausanne, com 74 anos de idade.
1913 Inverno (Winter)
Dos 69 ovos conhecidos, apenas 61 chegaram aos nossos dias. A grande
maioria encontra-se em exposição nos museus públicos por todo o mundo,
cerca de 30 encontram-se na Rússia. Dos 54 ovos imperiais conhecidos,
sobreviveram 46.
Malachite Coach egg
Karl Fabergé usando antigas técnicas de ourivesaria já quase extintas,
elevou as jóias para uma arte decorativa inigualável desde o
Renascimento, tornou esta arte uma arte de excelência a um nível até
então desconhecido. A Casa Fabergé está representada na França,
Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e no Brasil.
1912 Czarevich
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.atquid.com/viewArticle.php?article_id=78&title=Peter_Karl_Faberg_Jeweler_to_the_Czars; http://viola.bz/faberge-iii/; http://www.mieks.com/faberge-en/introduction3.htm; http://www.exquisiteandrare.com/faberge.html; http://www.girafamania.com.br/europeu/materia_russia-faberge.html; outros
1900 Transiberiano (Trans-Siberian Railway)
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“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” Johann Goethe
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“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).